Idanha-a-Nova é a Melhor Bio-Região da Europa


Poucos lugares podem reivindicar três distinções da UNESCO, destacando-se em duas delas como pioneiros: o primeiro geoparque em território português, a primeira cidade criativa no país e a designação de Reserva da Biosfera. Além disso, recebeu o prémio “Best Organic Bio-District” na cerimónia de entrega dos Prémios Europeus de Produção Biológica 2023 (EU Organic Awards), tornando-se a Melhor Bio-Região da Europa!

As Bio-Regiões são um modelo integrado e participativo que alia sustentabilidade ambiental, económica e social, com base nas especificidades e potencialidades de cada território. Este conceito não só impulsiona o desenvolvimento local como cria comunidades mais resilientes e conectadas ao seu ambiente e cultura.

No nosso país, Idanha-a-Nova, a CIM do Alto Tâmega e São Pedro do Sul pertencem já à rede de Bio-Regiões.



O que é uma Bio-Região?

Uma Bio-Região é uma abordagem inovadora de desenvolvimento territorial que promove a gestão sustentável dos recursos locais, reunindo agricultores, associações, operadores turísticos, cidadãos e o poder local. A ideia baseia-se na implementação de estratégias conjuntas que respeitem e valorizem os recursos naturais e culturais de cada região, utilizando modelos de produção agroecológicos e biológicos. Este conceito visa alcançar um equilíbrio entre o progresso económico, social e cultural, sempre assente em princípios de justiça e solidariedade.

O funcionamento das Bio-Regiões apoia-se num círculo virtuoso com cinco pilares principais:

  1. Agricultura e Agroecologia
    Aqui combina-se a produtividade com práticas que respeitam o ambiente e promovem a gestão sustentável dos recursos. Envolve métodos como a agricultura biológica e a permacultura, que priorizam a saúde dos ecossistemas.

  2. Ambiente
    Dá-se grande importância ao uso eficiente de recursos como água, solo e energia, bem como à preservação da paisagem e das variedades agrícolas locais, elementos essenciais para garantir a sustentabilidade ambiental.

  3. Economia
    Foca-se na promoção de uma economia circular, na criação de circuitos curtos de distribuição e no desenvolvimento da bioeconomia, apostando na inovação biotecnológica para processos industriais mais sustentáveis e baseados em fontes renováveis.

  4. Cultura
    A valorização do território transforma-o num património cultural vivo, criando uma identidade própria e fortalecendo a ligação das comunidades à sua terra.

  5. Sociedade
    Este pilar defende o controlo social sobre a qualidade alimentar, promovendo a inclusão, a justiça social e iniciativas como a agricultura social, que visa integrar diferentes grupos da sociedade e criar oportunidades para todos.


BIO-CANTINAS

Idanha-a-Nova está a dar um passo firme em direção a um futuro mais sustentável, e nós tivemos o privilégio de o presenciar, durante uma visita a uma das suas cantinas biológicas, a Bio Cantina Municipal. Este projeto, que coloca a sustentabilidade e a saúde no centro das refeições escolares, é um exemplo inspirador de como as comunidades podem unir forças para um bem maior. O município, através das suas Bio-Cantinas dá prioridade à saúde das suas crianças e jovens e à sustentabilidade ambiental, ao servir refeições preparadas com produtos biológicos e locais a cerca de 500 alunos desde o Jardim de Infância ao 12ºano. Este projeto é um exemplo inspirador de como é possível unir a força da comunidade e do apoio aos produtores regionais, em prol de uma alimentação mais saudável, e consequentemente promover a sustentabilidade do planeta.


Bio Cantina Municipal

Ao entrar na cantina, é impossível não reparar no cuidado e autenticidade que caracterizam o espaço. Aqui, as refeições são preparadas com ingredientes biológicos, provenientes de produtores locais. Cada prato reflete um compromisso com a qualidade, o sabor e o cuidado com o ambiente e a sustentabilidade. É um modelo que não só alimenta as crianças de forma saudável, mas também apoia os agricultores da região, promovendo uma economia local mais resiliente e consciente. O munícipio também tomou a iniciativa de melhorar as condições físicas das cantinas, instalar som ambiente e implementar rubricas como "Chef Convidado", onde chefs de renome elaboram e confecionam um menu para os alunos.

Durante a refeição, tive a oportunidade de conversar com o Senhor Presidente da Câmara Armindo Jacinto e a sua dedicada equipa, que partilharam a visão por detrás deste projeto. Não é apenas sobre comida, nem apenas sobre ser biológico: é sobre educar as próximas gerações a valorizar a terra, o trabalho dos agricultores e a importância de escolhas alimentares conscientes. É um verdadeiro investimento no futuro.

Este esforço de Idanha-a-Nova mostra que é possível implementar mudanças significativas com impacto positivo na saúde das pessoas e no meio ambiente. Além disso, ao também integrar a sustentabilidade, a autarquia está a posicionar-se como uma referência em alimentação biológica em Portugal.

Se há uma mensagem que levei comigo desta visita é que pequenos gestos podem ter um impacto enorme - e que este é um caminho que vale a pena seguir. As cantinas biológicas de Idanha-a-Nova são mais do que uma solução para refeições saudáveis – são uma inspiração para todos os que acreditam que a mudança começa à nossa mesa, mas sobretudo começa com as nossas crianças, os adultos do futuro. É um projeto que merece ser reconhecido e replicado noutras localidades.


Mercado da Bio-Região | Idanha-a-Nova

O Mercado da Bio-Região de Idanha-a-Nova é uma iniciativa que promove o artesanato e a produção biológica e sustentável, refletindo o compromisso do município como membro das Bio-Regiões, uma rede global que valoriza a agricultura orgânica e as práticas ecológicas. Realizado no Mercado Municipal de Idanha-a-Nova, reúne produtores locais que oferecem uma ampla variedade de produtos, muitos deles provenientes de agricultura biológica (alguns produtores são inclusivamente certificados), como hortícolas, frutas, azeite, mel, pão artesanal, cosméticos naturais e muito mais. Para além de estarem também presentes associações como a ADRACES (Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul), o Mercado da Bio-Região estimula a economia local, promove a consciencialização ambiental e o consumo responsável, consolidando Idanha-a-Nova como referência em sustentabilidade e inovação rural.

Tivemos a oportunidade no passado dia 21 de dezembro de 2024, de conhecer pessoalmente artesãos, produtores e comerciantes presentes no Mercado da Bio-Região.


Mercado Municipal de Idanha-a-Nova | Mercado da Bio-Região
6060-183 Idanha a Nova



Alguns negócios que estavam presentes no Mercado da Bio-Região:

Mãe das Suculentas

@mae_das_suculentas
O projeto nasceu da paixão pela criação manual e da vontade de transformar esse gosto num pequeno negócio. A presença no Mercado da Bio-Região revelou-se um impulso fundamental para a continuidade deste projeto: "Esta iniciativa permitiu-me continuar a desenvolver o meu trabalho e a manter-me ligada a este universo que tanto me inspira", partilha a criadora da marca.

Evy's Bees

A Evy's Bees é uma empresa portuguesa localizada nas proximidades do Parque Natural do Tejo, na região biológica de Idanha-a-Nova. Especializa-se na produção de própolis, veneno de abelha e mel de alta qualidade, comprometendo-se com práticas apícolas sustentáveis e amigas das abelhas. A empresa utiliza métodos que minimizam o stress nas colónias, garantindo a preservação de abelhas saudáveis. Além disso, a Evy's Bees dedica-se a educar os clientes sobre os benefícios da própolis e apoia apicultores e comunidades locais. No Mercado da Bio-Região, encontras muitos dos seus produtos: mel, licor de mel com canela e vários produtos de cosmética.

Frangos do Além

Frangos do Além foi convidado pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, para dar a conhecer o derradeiro sabor dos ovos provenientes de raças autóctones portuguesas. Foi no verão de 2023 que nasceu o projeto Frangos do Além - criado por Bernardo Agrela, de 34 anos, cozinheiro de formação e apaixonado pela portugalidade e pelas suas raízes. Esta iniciativa reúne uma comunidade de criadores dedicados à preservação das raças autóctones portuguesas de galinhas, respeitando os métodos de produção tradicionais. Atualmente, existem quatro raças autóctones em risco de extinção, e a missão do projeto é incentivar os produtores a continuar o seu trabalho, garantindo-lhes condições adequadas e valorizando este produto distinto.

A carne e os ovos das galinhas autóctones são “menos gordos e mais proteicos”. Podes também apreciá-los no 1.º fast-food biológico dentro do supermercado biológico @miosotis_bio.

Restaurante Frangos do Além Pop-Up
⏰️3.ª feira a sábado | 11h30 - 16h
📍dentro do @miosotis_bio
🐔🚀@frangosdoalem
👨🏼‍🍳 by chef @bernardoagrela
Rua Latino Coelho, 89A, Lisbon, Portugal 1050-134

O impacto positivo do mercado estende-se a outros pequenos comerciantes do concelho de Idanha-a-Nova, que encontraram neste espaço uma oportunidade para dar a conhecer os seus produtos a um público mais vasto. "Para nós, estas iniciativas são essenciais, pois não só valorizam o nosso trabalho, como também proporcionam novas experiências aos habitantes da região", acrescenta.

Ao promover o comércio local e o contacto direto entre produtores e consumidores, este tipo de eventos reforça a dinamização económica e cultural do concelho, criando um ambiente propício à valorização do artesanato e ao desenvolvimento de novas atividades de lazer.

Conhece os Produtos e Produtores da região de Idanha-a-Nova

Bio Bairro de Idanha: O Mercado Digital que Leva o Melhor do Rural ao Mundo

O Bio Bairro de Idanha será uma plataforma e-commerce intuitiva e dinâmica, criada para conectar os produtores locais a consumidores de qualquer lugar de Portugal e do mundo, de forma simples e direta. Neste mercado digital será possível explorar uma vasta gama de produtos Bio, que refletem a autenticidade, qualidade e sustentabilidade da região.

O objetivo é oferecer uma experiência de compra fácil e envolvente, onde os utilizadores poderão descobrir, selecionar e adquirir produtos com poucos cliques, enquanto conhecem a história e os valores de cada produtor. Além disso, o e-commerce será uma vitrine para promover a identidade única de Idanha-a-Nova, mostrando ao mundo o que de melhor se faz por lá.

Os produtores terão acesso a ferramentas de gestão digital para acompanhar as vendas, gerir encomendas e comunicar diretamente com os clientes, facilitando a interação e criando laços de confiança. A plataforma será também um ponto de encontro para aprender mais sobre práticas sustentáveis e a vida rural inovadora, aproximando o consumidor do campo.

Com o Bio Bairro de Idanha, o futuro digital abraça a tradição, levando os sabores e saberes do território até onde o cliente nacional e internacional estiver!

Acompanha as histórias (aqui) e assiste também os reels sobre esta visita tão especial em @deltaferreiraoficial!

Município de Idanha-a-Nova
Largo do Município Idanha-a-Nova
Telefone: 277 200 570
(Chamada para a rede fixa nacional)
Fax: 277 200 580
Email: geral@cm-idanhanova.pt

REDES SOCIAIS



0 comments:

Postar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!