No entanto, engana-se quem acha que as diretrizes de redação de conteúdo são as mesmas que escrever um e-mail formal para um cliente, ou escrever uma redação ou uma tese da universidade. Por mais capacidade de redação e escrita que tenhas, o público é completamente diferente.
Escrever conteúdo é como qualquer outra habilidade – quanto mais fazes, mais fácil se torna.
O título do conteúdo serve a um triplo propósito: ele precisa atrair a atenção, fornecer um resumo preciso de informações e atender às diretrizes de pesquisa para ajudar o Google a atribuir uma classificação de pesquisa alta.
Os títulos devem incluir a palavra-chave de foco, idealmente ter entre 55 a 70 caracteres e conter uma contagem de 6 a 7 palavras. Os títulos que estão na forma de uma lista, um guia “Como fazer”, "Porque" ou uma pergunta tendem a ter a classificação mais alta.
Torna o conteúdo do post fácil de ler
O conteúdo precisa ser formatado para que seja fácil para os leitores e o Google digitalizarem e entenderem. Páginas que contenham texto muito longo podem ser difíceis de ler online, especialmente em ecrãs pequenos, como os de smartphones.
Isto também permitirá o Google indexar o conteúdo para que este ganhe uma posição de pesquisa mais alta.
Concentra-te sobre o tema, não sobre o preenchimento de palavras-chave
As regras básicas de redação de conteúdo são semelhantes às diretrizes de redação que aprendeste nas aulas de Língua Portuguesa, com apenas algumas mudanças importantes.
Adicionares palavras-chave ao post irá simultaneamente limitá-lo e poderá resultar em que o conteúdo do post seja penalizado. Em vez disso, basta incluir uma palavra-chave do assunto em foco, três a quatro vezes e usar palavras-chave secundárias no máximo duas vezes.
O número de palavras tem importância
Existe uma regra geral de que o conteúdo mais longo é recompensado com uma classificação de pesquisa mais alta. Para obter a classificação de pesquisa mais alta, o conteúdo deve ter no mínimo 1000 palavras, mas o ideal é que esteja entre 1500 e 2500 palavras.
No entanto, se o assunto a abordar for uma receita culinária ou uma legenda sobre o outfit do dia, não há problema em incluires esse tipo de conteúdo, tendo em atenção que idealmente deverás dar direcionamento com imagens. O conteúdo com pelo menos 500 palavras é longo o suficiente para o Google indexar e atribuir uma classificação de pesquisa positiva.
Revê e relê o conteúdo escrito
Fazer uma revisão do conteúdo, lendo e corrigindo o necessário pode parecer uma adição desnecessária, mas a internet está repleta de blogs e sites com erros gramaticais e ortográficos. O teu conteúdo representa o teu negócio online e pode ser o primeiro contato de um cliente com a tua marca – portanto, conteúdo com erros gramaticais ou de contexto, podem prejudicar a imagem da tua empresa.
Usar um programa de processamento de texto para verificar erros de ortografia e gramática é útil, mas pode resultar em erros de ortografia devido a Português Brasil e Portugal, que possuem distinção ortográfica em muitas palavras. Se tiveres dificuldade em cumprir esta tarefa, podes também pedir para outra pessoa verificar se há erros na tua escrita.
Adorei as dicas, obrigada por isso :)) beijinho
ResponderExcluirObrigada pelo teu comentário querida Carla. Fico feliz em ajudar! Beijinhos
ExcluirSo amazing tips
ResponderExcluirThanks Daniel
Thanks for your comment Daniel
Excluir
ResponderExcluirPersonally, this is a very good and comprehensive set of tips for a beginner! Thank you!
Thanks for your comment :)
ExcluirComo sempre mt bem escrito e estruturado. Beijinhos
ResponderExcluirObrigado pelo teu apoio querida Catarina. Beijinhos
Excluir