Se observarmos, à medida que vão crescendo e desenvolvendo a sua autonomia, começam a querer comer sozinhos e são bastante incisivos sobre isso, inclusive sobre os alimentos que estão no seu prato.
Com o Dinis, passamos por uma seletividade alimentar aos 16 meses - alimentos que ele comia com bastante facilidade como brócolos, tomate cherry, pepino baby, batata e massas, passaram a ser rejeitados. Esta fase pode variar conforme o desenvolvimento e perceção da causa-efeito que o bebé perceciona. No nosso caso, avaliando o comportamento dele face a estes alimentos, decidi que deixaria de lhe oferecer estes alimentos nas refeições principais e passaria a oferecer-lhe como snack ao lanche.
Pode parecer uma decisão estranha da minha parte, mas de facto, quando avaliamos o comportamento do bebé, conseguimos perceber que, por vezes, o que acontece é que ele se satura da oferta disponível, ou muitas vezes, começa a interessar-se que as refeições sejam substituídas pelas opções de lanches que lhe são oferecidas.
Relatando o caso do Dinis em particular, quando ele está com o "apetite ativado" na hora do lanche tem uma predisposição maior a aceitar qualquer alimento que lhe coloque no prato. Incrível, não é? Esta é uma avaliação e análise profissional e pessoal, portanto, é sempre perecível de não resultar com todos os bebés...mas nada nos impede de experimentar, certo? :)
O que verifico com outros bebés/crianças é que quando o bebé ou criança, rejeita determinados alimentos, os pais tendem a deixar de oferecer com a premissa "ele não gosta...", no entanto, se os pais deixam de oferecer, o bebé/criança deixa de estar familiarizada com o alimento e aqui contribuímos para que a criança não queira comer mais esse alimento, e isto pode prolongar-se não só "numa fase", mas a longo prazo...o que não é o desejável, de todo!
Vou dar-te 5 dicas que poderão ajudar-te nesta fase desafiadora:
Expor o bebé/criança à observação de momentos em que consumimos os alimentos que rejeita
Os bebés e crianças são bastante suscetíveis de serem influenciáveis, e a tendência é em imitar muito do que os pais fazem. Portanto, se nós pais queremos que os nossos filhos comam determinado alimento, só temos de também nós o comermos. Quanto mais cedo o fizermos, mais facilidade teremos que o bebé/criança o faça.
Continua a oferecer aquilo que o bebé/criança não come
Caso o bebé/criança não aceite determinados alimentos, coloca-os presentes em pequena quantidade no prato e em bastante quantidade no prato dos pais e restante família. Variar no tipo de confeção pode ajudar a uma melhor aceitação. Como mencionei anteriormente, eles adoram copiar as nossas ações. No entanto, não forces ou insistas para o bebé comer, respeita o tempo dele.
Não ofereças alternativas nem substituas
Por vezes os bebés/crianças não querem simplesmente comer porque não têm apetite, isso acontece por variadas razões. Neste momento, aconselho a guardares a comida para o momento em que o bebé/criança demonstrar apetite novamente. É importante demonstrar ao bebé/criança que não existe uma alternativa de substituição da refeição. E se novamente ele se recusar a comer a refeição, oferece-lhe fruta e mais nada.
Respeita o momento com paciência
Ser mãe e pai é muito desafiador... e observar que os nossos filhos não querem comer pode ser assustador. No entanto, os bebés e crianças passam por diversas fases de desenvolvimento neurológico motor e social, e por isso, isso pode refletir-se de diversas formas no seu comportamento. No entanto, se o bebé/criança mantém-se activo, hidratado e come mesmo que pouco (frutas ou legumes na sopa, por exemplo), não há motivo para preocupação. Apenas mantenham a calma, mudem de ambiente na próxima refeição (façam um picnic, por exemplo... jantem ou almocem no chão da sala, tomem o pequeno almoço no quarto), por vezes resulta!
Oferece alimentos saudáveis
Alimentos mais saudáveis e naturais do que frutas, legumes, leguminosas, grãos e proteínas animais não existe. Claro que podemos oferecer produtos ultraprocessados, mas sempre como última opção, um recurso para um momento em que isso se justifique, e sempre optando pelo produto com menor adição de ingredientes extra possível.
Oferece variedade na confeção de alimentos
É importante variar quer no tipo de alimentos que oferecemos, quer no tipo de confeção ou como os apresentamos no prato. Um prato colorido, com diferentes texturas irá despertar a atenção do bebé/criança. Inclusive, optarmos por ofertar os alimentos em pratos com designs atrativos como o Conjunto de Jantar de 5 Peças de Bamboo da Tommee Tippee poderá fazer toda a diferença no momento chave para experimentar novos alimentos ou novas receitas.
CONJUNTO DE JANTAR DE 5 PEÇAS DE BAMBOO DA TOMMEE TIPPEEA partir dos 18 meses, o bebé já assimila de forma observadora os objetos utilizados na hora da refeição. Este conjunto de jantar ecológico é fabricado em fibra de bamboo e amido de milho. O bamboo é uma planta sustentável de crescimento rápido que pode ser cultivada sem o uso de pesticidas, permitindo obter produtos livres de BPA ou toxinas.
Um material muito leve, durável e confortável de segurar, já que a faca e o garfo têm um tamanho perfeito, proporcionando um manuseamento confortável e uma sensação macia. A tigela, o prato e o copo são fáceis de manusear, robustos e duráveis. Um conjunto projetado para os incentivar a se alimentarem de forma autónoma, com um design de monstros super divertido, resistente e seguro, já que, apesar de o material poder rachar, não se quebrará em pedaços (ou ficará partido com arestas vivas), o que o torna muito mais seguro do que a cerâmica ou o vidro.
Apesar de não serem indicados para serem utilizados no micro-ondas, após a utilização poderemos colocá-los na prateleira superior da máquina de lavar loiça ou lavar à mão.
Mas tão importante como a refeição e aceitação dos alimentos é o consumo de líquidos antes, durante, e após as refeições. Com o Copo 360º da Tommee Tippee, beber água passou a ser muito mais divertido para bebés a partir dos 6 meses de idade. Apesar das minhas tentativas, o Dinis começou a interessar-se por utilizar um copo apenas a partir dos 21 meses (o mais comum é que isto aconteça mais cedo, mas como bem sabemos, cada bebé é um bebé), até então só tinha utilizado copo com palhinha. Quando lhe dei o Copo 360º da Tommee Tippee pela primeira vez, ele não assimilou de imediato a necessidade de sugar, ficou à espera que a água caísse (e isso não acontece, porque possui sistema anti-gota), então eu decidi começar a fazer o movimento de sugar no outro lado do copo e pedi para ele fazer o mesmo...e voilá... o Dinis adorou-o tanto que nunca mais o largou!
A Tommee Tippee é a empresa líder em produtos infantis do Reino unido e uma marca que pertence ao grupo Mayborn e tem várias linhas de produtos destinadas a cuidados com os bebés.
A empresa surgiu nos anos 50 fruto do empreendedorismo de três irmãos da Califórnia e tem uma história muito curiosa. Um médico pediu-lhes para criar um copo, mas quando os irmãos lhe mostraram o resultado final, ele não gostou. Este objeto tinha o desenho do cão da família, chamado Tommee, e foi elaborado com uma base que evitava derramar o seu conteúdo.
Contudo, e algum tempo mais tarde, um empresário descobriu os irmãos e a sua invenção revolucionária. Pareceu-lhe uma ideia fantástica, e juntos, decidiram criar uma marca orientada para a alimentação infantil. Marca esta, que ficaria para sempre com o nome do cão Tommee.
Tommee Tippee defende uma filosofia baseada na oferta de produtos coloridos, práticos, inovadores e de qualidade que permitem que os mais pequenos cresçam de forma saudável, e aprendam, pouco a pouco, a serem autónomos e independentes.
REDES SOCIAIS
Delta este post está soberbo
ResponderExcluirOi Delta mara vc sabe se tem de tema mais de menina?
ResponderExcluirVi nas histórias em Julho que tinhas o copo 360º e numa pesquisa comprei a lunch box para o meu filho levar para o colégio e adoramos. Vou fazer uma surpresa e presenteá-lo com este conjunto também e o copo aberto! :D bjs
ResponderExcluirEstou a passar por isto com o meu filho :'c
ResponderExcluirDescobri o seu blog e estou a adorar, continue o excelente trabalho
ResponderExcluirMuito boas dicas
ResponderExcluir@blogmaemontessori