1. Segue o exemplo do teu filho
Dá espaço ao teu filho para decidir e relaxa. Deixa-o explorar os seus próprios interesses e deixa-o praticar as habilidades que ele sente que deve praticar. Não o forces a fazer algo - como aprender o ABC ou contar até 5 - só porque achas que ele "deveria" estar a aprender isso.
Sim, é extremamente desafiador e muito difícil. Literalmente, isto significa ir contra o que "toda a gente" não faz. E é difícil confiar que o teu filho de 18 meses sabe o que está a fazer... mas este é um dos princípios básicos da filosofia de criação que me baseio - a minha criação Deltadiscere. Experimenta, põe-te à prova e vê o que acontece.
3. Envolve o teu filho nas tarefas diárias
As crianças adoram copiar as coisas que veem os adultos fazer e exemplos disso são atividades como cozinhar, limpar e fazer recados. Também adoram ser úteis - e provavelmente são capazes de mais do que imaginas. Portanto, encontra "maneiras amigáveis" de incluí-lo nas tuas tarefas diárias!
Vou dar o exemplo do que peço ao meu filho de 18 meses para fazer - tarefas simples como:
- Carregar roupa suja na máquina de lavar
- Pedir que ele leve até ao pai determinado objeto (que não seja perigoso)
- Arrumar os brinquedos
4. Oferece a escolher
Esta é uma maneira simples de mostrar ao teu filho que respeitas os seus pensamentos e sentimentos. Além disso, dar ao teu filho mais opções ao longo do dia irá ajudá-lo a ser mais cooperativo no geral.
A melhor maneira de fazeres isso é ofereceres ao teu filho apenas duas opções de cada vez, para que ele não fique sobrecarregado.
"Uvas ou mirtilos?"
"Camisola de Dinossauro ou Camisola de Carrinho?"
"Brincar ou ler?"
5. Deixa o teu filho ser independente
As crianças realmente querem fazer as coisas por si mesmas. Faz sentido: tornar-se mais independente é um dos principais marcos de desenvolvimento dos primeiros anos de vida. Portanto, tenta dar ao teu filho as ferramentas - e o tempo - de que ele precisa para fazer mais coisas sozinho.
Coloca objetos de autocuidado e de autoajuda, como por exemplo lenços de papel, uma escova de cabelo, uma vassoura de tamanho infantil e panos de prato (para limpar respingos) no nível do teu filho
Utiliza uma Torre de Aprendizagem (lê aqui o post com a Torre de Aprendizagem 3 em 1 que eu recomendo) para que o teu filho possa fazer mais coisas - como lavar as mãos, lavar uma fruta antes de comer - sem ajuda. Tenta reservar um tempo extra para o teu filho se preparar de manhã e antes de dormir.
6. Vai mais devagar
Uma das filosofias de inspiração da "Deltadiscere" é a filosofia Montessori. Tal como na filosofia Montessoriana, Montessori não é apenas atividades ou prateleiras bonitas (embora seja totalmente aceitável se é por onde queres começar!) É um estilo de vida. Um estilo de vida mais lento e simples. Literalmente eu também trabalho a simplicidade das coisas, a simplicidade e aceitação do nosso filho. A realidade é que não precisamos de muito, nem eles precisam de muito para brincar, tanto que já deves ter-te apercebido, que apesar dos brinquedos, a probabilidade de o teu filho encantar-se com objetos do quotidiano é superior.
Esta pode ser uma mudança GRANDE e difícil para ti e a tua família se estás acostumado a estar sempre em movimento. Portanto, começa pequeno. Faz menos. Literalmente! Considera não colocar o teu filho numa daquelas atividades extracurriculares em que TU queres e achas que o teu filho precisa.
Evita a pressa e dá a ti mesmo - e ao teu filho - tempo suficiente para fazer as coisas. Por exemplo: Começa a ajudar o teu filho a se preparar para dormir 15 minutos antes. Está mais atenta(o) e presente, em vez de sempre estares a pensar no que tens que fazer a seguir. Se isso for difícil para ti, ASMR, ioga e meditação podem ser muito úteis. Precisas de ajuda? Envia-me um e-mail para adeltaferreira@gmail.com e dar-te-ei aconselhamento gratuito.
Olá Delta ^^ excelentes dicas! Obrigada por mais um magnifico post beijinho
ResponderExcluirOlá Joana, fico muito feliz que tenhas gostado! Beijinhos
ExcluirGosto muito de si Delta voce é muito inspiradora :)
ResponderExcluirOlá Maria, muito obrigada pelas suas queridas palavras! Beijinhos
ExcluirOlá Deltinha eu tb adoro ASMR
ResponderExcluirOlá Catarina, ASMR é muito tranquilizador, é o meu processo de meditação à muitos anos! Beijinhos
ExcluirEu tenho muita mas muita dificuldade em educar o mu filho porque me enervo facil e grito :( enviei um e-mail na esperança que a Delta me ajude. Obrigada dsd já
ResponderExcluirOlá Liliana, já respondi ao teu e-mail! Beijinhos
ExcluirÉs muito inspiradora
ResponderExcluirAbacate Verde
https://abacateverde.blogs.sapo.pt/