O teu bebé agora está no "quarto trimestre", e podes ter que lidar com mais choro que anteriormente. Os bebės choram mais após 2 semanas, aproximadamente, pois estão mais alertas, e o choro é a única maneira que eles têm de comunicar as suas necessidades. Isto pode ser stressante para os pais, mas há muito o que podes fazer para ajudar o teu bebė a se adaptar a este novo mundo.
- "Viste" o teu bebė. Compra um sling que tu e o seu bebė gostem e certifica-te de que o pequenino está bem confortável contra o teu corpo e virado de frente para ti. Isto recria um ambiente parecido com o do útero para o seu bebė e, assim, os picos de choro serão menos frequentes.
- O contato pele a pele continua a ser muito benéfico, tanto para os pais quanto para o bebė. O nível de açúcar no sangue, a respiração e a circulação do teu bebė estabiliza e ele pega melhor o peito se tiver tido contato pele a pele antes de mamar. As mães e os pais relaxam quando o bebė está no peito, e isto também acalma o teu anjinho.
- Dá banho ao bebė com frequência. O coto umbilical já deve ter caído, então a água ao redor do teu bebė cria um ambiente tranquilo, similar ao que ele estava acostumado no útero.
- Enrolá-lo em um cueiro (sem apertar demais) é outra maneira de recriar a sensação de segurança que ele tinha no útero, resultando num bebé mais calmo, que chora menos e dorme melhor. Procura não deixar o bebė muito apertado, pois isto já foi apontado como causa da displasia no quadril. Enrola-o de modo que as perninhas dele fiquem mais soltas.
- Amamenta o bebé sempre que ele quiser. Os recém-nascidos mamam com frequência porque precisam estimular a produção de leite e encher aquelas barriguinhas que se esvaziam tão rapidamente.
- Movimenta o teu bebé. Bebés gostam de ser empurrados no carrinho, embalados no berço ou carregados em um sling. Esse tipo de balanço lembra os movimentos que eles sentiam no útero.
- Encontra um ruído brando que agrade ao teu bebė, pois ele está acostumado a ouvir os sons do útero. Lá dentro, ele ouvia os sons da digestão, os teus batimentos cardíacos, barulhos do mundo exterior e do sangue a correr nas veias. Recriar um ambiente sonoro equilibrado pode ajudar o teu bebé a se acalmar. Podes usar uma APP com sons de batimentos cardíacos, ondas do mar, música suave ou até mesmo o teu aspirador de pó.
Se fores pai de primeira viagem, deves estar a perguntar-te onde encaixas nisto tudo. Se deres uma olhada nas sugestões acima, verás que não há muito o que possas fazer além de carregar (ou "vestir") o bebė, procurar conhecê-lo e comunicares com tua parceira. Ouve a tua parceira, ajuda-a a recuperar-se do parto e não te preocupes se ela ainda estiver na fase do baby blues. Lembra-te de ouvires-te a ti mesmo também e procurar descobrir o que funciona e não funciona na tua nova vida.
0 comments:
Postar um comentário
Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!