A primeira semana costuma ser a mais difícil. Ambos estão adaptando-se aos novos papéis de pai e mãe, então sê paciente contigo mesma(o) e com teu (tua) parceiro (a). Agora, o teu bebė já está mais estável e o teu corpo está a recuperar e a fortalecer.
O bebė já começa a demonstrar mais personalidade. Podes notar que ele costuma ficar sonolento ao mamar, impaciente na hora de trocar a fralda ou que adora ouvir a voz do pai. Neste período, os bebės passam por diferentes estados: de sonolência a um estado de alerta calmo seguido de um estado de alerta ativo.
Peso
O bebė terá recuperado o peso do nascimento e vai continuar a ganhar mais. Isto significa que talvez precises alimentá-lo com mais frequência ou por mais tempo. Procura descansar com teu bebê entre as mamadas, para que tenhas energia suficiente para cuidar do seu anjinho.
Comunicação
O teu bebé reagirá à tua presença e, normalmente, vai adorar ser segurado no colo, beijado e carregado. Ele ouvirá a tua voz e virará a cabeça na tua direção quando falares. Por algum motivo, a voz do pai pode ser particularmente tranquilizante. Todos os bebės adoram música e ritmo, então procura incluir estes items na tua rotina diária. Talvez percebas que todas as vezes que colocas o bebė para dormir, ele começa a chorar. Isto é normal, já que os bebės não sabem que mantens por perto mesmo quando não conseguem sentir o teu cheiro ou a tua presença.
Cordão umbilical
O coto estará mais seco ou talvez já tenha caído. Mantém a área seca para que cicatrize bem.
Pele
Muitos bebės desenvolvem acne ou ficam com a pele ressecada após o nascimento. Trata-se de uma mudança hormonal normal, uma reação à vida fora do útero. Pode levar dias ou meses para que a acne do bebé desapareça.
Choro
É possível que o bebė chore mais na segunda semana. Ele pode estar com cólicas ou sobrecarregado de novidades, como um novo som, pessoa ou cheiro. À noite, principalmente, os bebės começam a "concentrar as mamadas" e ficam agitados. Amamenta-o com frequência, se necessário, e mantém o teu bebė perto de ti e em um ambiente calmo.
Se o teu bebé chorar muito logo depois de mamar, ele pode estar com cólicas. Nesta situação ele pode esticar-se, levantar as pernas, ou a soltar gases. Por vezes, o rosto pode ficar vermelho ao evacuar. Ainda bem que as cólicas não duram para sempre e costumam desaparecer por volta do terceiro mês.
Mobilidade
O teu bebė já consegue sustentar a cabeça melhor que há uma semana. Também podes notar que ele vai agarrar o teu dedo quando a mão dele estiver mais forte. Quando o colocas de bruços, faz movimentos como se estivesse a gatinhar. Os bebės crescem muito rápido, então tira muitas fotos dessas mudanças maravilhosas!
E, o que é mais importante, o teu bebė pode começar a dar sorrisos de reflexo. Esses sorrisinhos acontecem inconscientemente durante o sono ou depois de mamar, quando eles estão "bebados de leite". O bebé vai sorrir de repente por alguns segundos, o que fará de vocês os pais mais felizes do mundo! Esses sorrisos tornar-se-ao cada vez mais frequentes durante as próximas semanas e, por volta da 6ª semana, o teu bebé vai sorrir de verdade e ficará feliz ao ver-te.
Desde 2012, abracei o universo da produção e gestão de conteúdo digital com o reconhecido blog Beleza Pura. Dividindo-me entre formações e desempenho profissionais, em 2015 iniciei este projeto, que me proporciona imensa aprendizagem e uma grande troca de informações e experiências nesta comunidade. Atualmente, divido o meu tempo entre cuidar do meu filho, ser esposa, dona de casa, produtora de conteúdo digital, e muitos outros projetos profissionais que desempenho. Sou uma grande adepta de áreas criativas como a escrita, desenho/ilustração, pintura, design, vídeo e fotografia...mas também me interesso por áreas como história, saúde e nutrição. Desde jovem que dou primazia ao meu corpo e ajo em equilíbrio com o que ele pede, portanto, para mim é muito importante beneficiar o meu bem-estar mental, emocional e físico, através do contacto com a natureza, os sons, o exercício físico, a alimentação respeitadora das necessidades do meu organismo e o auto conhecimento do meu corpo num todo, através da Naturopatia, da Ginecologia Natural Holística e da Nutrição Funcional baseada nos principios da Medicina Tradicional Chinesa e Ayurveda.
0 comments:
Postar um comentário
Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!