450g de frutos secos misturados
110g de açúcar mascavo (escuro, macio)
110g de migalhas de pão (branco, fresco)
25 g de casca cristalizada (variedades mistas, picadas)
1 maçã pequena (maçã cozida, descascada, sem caroço e picada finamente)
1 colher de sopa de raspas de laranja
1/2 colher de sopa de rapas de limão
1 colher de sopa de sumo de limão
1 1/2 colher de chá de canela em pó
Bate os ovos levemente numa tigela pequena e mistura rapidamente com os ingredientes secos. A mistura deve ter uma consistência bastante suave.
Agora é a hora de reunir a família para a tradição do pudim de Natal de revezar-se na agitação, fazer um pedido e adicionar algumas moedas.
Coloca a mistura na forma de pudim untada, pressionando suavemente a mistura com as costas de uma colher. Cobre com uma camada dupla de papel manteiga, depois com uma camada de papel alumínio e amarra firmemente com um barbante enrolando o barbante em volta da forma, faz um laço por cima e depois novamente pela forma. Isso formará uma alça que será útil ao remover o pudim. Coloca o pudim numa panela a vapor sobre uma panela com água a ferver e cozinha no vapor por 7 horas. Verifica o nível da água com frequência, para que nunca seque. O pudim deve ser de cor castanho escuro quando cozido. O pudim não é um bolo leve, mas uma esponja escura, pegajosa e densa. Retira o pudim do vapor, deixa arrefecer completamente. Retira o papel, pica o pudim com um espeto e despeja um pouco de conhaque extra. Cobre com papel vegetal e amarra novamente com barbante. Armazena em local fresco e seco até o dia de Natal.
0 comments:
Postar um comentário
Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!