INGREDIENTES
▢1½ chávena de caju cru, de molho por 4 horas ou durante a noite
▢1½ chávena de água
Crosta de nozes
▢1 chávena de nozes pecan tostadas
▢¼ chávena de açúcar mascavado
▢⅓ chávena de manteiga ou manteiga vegana, derretida
▢½ colher de chá de canela
▢pitada de sal marinho
▢1½ chávena de puré de abóbora
▢1½ chávena de creme de caju
▢½ chávena de açúcar mascavado
▢1 colher de chá de canela
▢1 colher de chá de gengibre em pó
▢1 colher de chá de noz-moscada
▢⅛ colher de chá de cravo em pó
▢¼ colher de chá de pimenta da jamaica moída
▢¼ colher de chá de sal marinho
Cobertura (opcional)
▢chantilly ou creme de coco
▢nozes picadas
PREPARAÇÃO
Pré-aquece o forno a 180ºC. Faz o creme de caju. Escorre e lava os cajus de molho. Num liquidificador (ou mixer) de alta velocidade, mistura os cajus escorridos e a água em alta velocidade até obteres uma mistura homogénea, 2 a 3 minutos. Reserva.
Faz a base da torta, utilizando um processador de alimentos: coloca as nozes, a farinha de aveia, o açúcar mascavado, a manteiga derretida, a canela e o sal. Pulsa até que a mistura esteja finamente moída e grude bem quando pressionada entre os dedos.
Coloca a mistura de nozes numa forma de torta de 25cm e, usando o fundo plano de um copo, pressione-a de maneira uniforme e firme no fundo e nas laterais para formar a crosta. Assa por 12 minutos ou até que a crosta pareça levemente cozida, mas não marrom. Reserva.
Numa tigela grande, mistura o puré de abóbora, o creme de caju, os ovos, o açúcar mascavado, a canela, o gengibre, a noz-moscada, o cravo, a pimenta e o sal. Bate até ficar homogéneo. Despeja o recheio por cima da base, alisa e assa até que o centro da torta esteja firme (uma faca de manteiga deve ficar limpa), por cerca de 30 a 40 minutos. Transfere para um rack e deixa esfriar completamente. Armazena, coberta, no frigorífico por até 3 dias.
Primeiro, retira as sementes de abóbora e assa a abóbora numa assadeira até ficar macia. Depois de arrefecida, retira o interior da pele e passa-a pelo processador de alimentos (ou com a varinha mágica) até obteres uma mistura homogénea.
Dependendo da variedade de abóbora que utilizares, a consistência do puré pode ser mais ou menos aguada. Nesse caso podes coar o excesso de líquido, deixando o puré numa peneira de malha fina (ou gaze) sobre uma tigela por 30 minutos.
Vou fazer esta receita para o feriadão �� hehe podias fazer videos com o teu dia a dia e com receitas e assim. Beijos
ResponderExcluirThanks for the recipe dear Delta
ResponderExcluir