Controla a tua respiração
Sabias que a respiração ajuda a controlar o stress e a ansiedade? Experimenta: Inspira profundamente até encher a barriga de ar. Agora, lentamente, expira. O teu corpo já começou a relaxar.
Para uma respiração correta deverás encher na totalidade os pulmões, ou seja, utilizares o músculo do diafragma para inspirar. Poderás também optar por fazer uma respiração pausada, inspirando lentamente enquanto contas até três e deixando o ar ficar nos pulmões durante três segundos. Depois, expira contando novamente até três e espera novamente três segundos antes de repetir o exercício. Ao focares a tua atenção na respiração estás também a contribuir para o relaxamento da mente.
Prepara um banho morno
O banho é por excelência um momento só para ti e onde podes relaxar e refletir sobre o teu dia. A água quente a cair na cabeça quase que faz perder a noção do tempo.
Há uma explicação: A água aquecida – não ultrapassando os 39º Celsius – potencia a dilatação dos vasos sanguíneos o que faz com que o oxigénio chegue mais rapidamente aos músculos. Desta forma o corpo fica aliviado e menos tenso e as contrações musculares diminuem.
Aproveita para ler um livro
Uma boa história tem a capacidade de nos transportar para um universo à parte e, por isso, ler é também uma das melhores técnicas para te desligares do teu dia-a-dia. Por outro lado, um bom livro ajuda também a exercitar a memória e o cérebro.
Mas as vantagens não se ficam por aí: ao mergulhares numa história estás também a melhorar a tua performance no trabalho uma vez que a leitura alarga o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico e ajuda a melhorar os níveis de concentração.
E enquanto embarcas numa aventura ou deixas-te apaixonar por um romance, aproveita para relaxar os músculos com o eletroestimulador Bluetens. Basta colocares os dispositivos na zona do corpo mais tensa e podes controlar a intensidade do tratamento através do smartphone. Para além do relaxamento muscular, a eletroestimulação permite aliviar a dor e contribui para a construção do músculo.
Faz umas massagens
Quando se pensa em relaxamento, pensamos em massagens. E há uma razão para esta relação entre os dois conceitos: ao massajar o corpo estás a diminuir a ansiedade e a aliviar dores e tensões musculares muitas vezes causadas pelo stress do dia-a-dia.
São muitos os efeitos positivos das massagens quer ao nível físico, quer ao nível psicológico: diminuem o cansaço acumulado, melhoram a circulação sanguínea e aliviam dores de cabeça e insónias.
Se puderes, pede a alguém que te faça umas massagens. Mas se não tiveres essa oportunidade, o massajador Homedics Shiatsu pode ser o teu massagista privado. Para além de teres três programas de massagem – que podes direcionar a diferentes zonas das costas – este aparelho emite ainda calor, através de sensores infravermelhos, para relaxar os músculos e diminuir a rigidez do corpo e da cervical.
Afasta-te dos aparelhos tecnológicos
Deixo-te o desafio: desliga os teus aparelhos tecnológicos por alguns minutos. Hoje em dia os smartphones e os tablets são as principais formas de estar em contacto com os outros, mas são também uma fonte de stress. Seja por questões pessoais ou profissionais.
Se deixares o telemóvel em silêncio ou em modo avião – e é importante que não emita qualquer som ou vibração – durante alguns minutos vais poder descansar a tua mente e os teus olhos.
0 comments:
Postar um comentário
Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!