Começa por organizar a semana e faz as compras maiores ao fim de semana. Com os alimentos disponíveis em casa verás que é muito mais fácil preparar refeições saudáveis e saborosas, sem perder muito tempo. Planeia as tuas refeições: é uma oportunidade para economizar tempo e melhorar o aproveitamento do período de almoço. Irás evitar as máquinas de vending e assegurar uma escolha alimentar mais saudável. Verás os ganhos na tua saúde física, mental e emocional.
Almoço: Inicia a tua refeição com uma sopa de abóbora, curgete e coentros. É rica em nutrientes e irá ajudar-te a ingerir mais água! Opta pelos hidratos de carbono complexos, como por exemplo: arroz integral, quinoa, batata-doce e fontes completas de proteína como as leguminosas, ovo e salmão. A combinação destes macronutrientes irá manter-te saciado durante mais tempo. Lembra-te que os vegetais deverão ocupar metade do teu prato, mas poderás variar entre legumes cozinhados como os brócolos ou couves-de-bruxelas e hortícolas crus como a rúcula ou canónigos. De uma forma geral, aconselho-te a dares preferência aos alimentos de origem vegetal, por serem particularmente ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais.
Sobremesa: sugiro-te uma peça de fruta biológica ou uma gelatina de origem vegetal. Meio da manhã e da tarde: Palitos de cenoura e de pepino com húmus de grão-de-bico ou de beterraba. Podes adicionar sementes de sésamo para obter uma textura mais crocante.
❤Tomate cherry com amêndoas. Se preferir poderá misturar frutos secos ao natural, mas tenha atenção à quantidade.
Começa a refeição principal com uma sopa de legumes irá ajudar-te a ingerir mais água e a ficares saciada durante mais tempo.SUGESTÃO: adiciona curcuma, pimenta preta, gengibre ou paprica às tuas refeições.
Almoço: Prepara uma sopa de legumes com batata-doce. Poderás passá-la se for do agrado dos mais pequenos. Varia as fontes proteicas e os hidratos de carbono. Inclui alimentos com cor como o milho, cenoura ou tomate e mistura-os com arroz ou cuscuz. Experimenta fazer uma lasanha vegetariana com beringela, espinafres, tomate e queijo ou uma pizza com base de couve-flor, cogumelos frescos e brócolos, para incentivar o consumo de hortícolas nos mais novos. Não te esqueças de adicionar gorduras saudáveis, essenciais à fase de crescimento das crianças. Para sobremesa sugiro uma peça de fruta biológica ou uma gelatina de origem vegetal.
Meio da manhã e da tarde:
Ao planeares com antecedência, estarás a diminuir o desperdício e a aumentar a probabilidade de fazer melhores escolhas para toda a família. Varia as fontes proteicas e os hidratos de carbono. Inclui alimentos com cor como o milho, cenoura ou tomate e mistura-os com arroz ou cuscuz. Não te esqueças de adicionar gorduras saudáveis.EMBALAGEM CORRETA
4 dicas para tirares o melhor partido das tuas marmitas
DICA 1
Alimentação Diversificada
Com o stresse do dia a dia, a alimentação tende a ser monótona, mas não tem que ser assim. Sê arrojada e varia, experimenta trocar a massa ou o arroz tradicional por batata-doce, inhame, mandioca, quinoa ou amaranto. Investe nas gorduras saudáveis como o azeite extra-virgem, abacate, coco, oleaginosas ou sementes de linhaça e inclui fontes de proteína na tua alimentação diária (ovos, leguminosas, seitan, tofu, pescado).
DICA 2
Proporções Adequadas
As marmitas são a ajuda perfeita no que toca à manutenção de um estilo de vida saudável, mas podem proporcionar-lhe uns quilinhos a mais se forem preparadas de forma incorreta. Um truque para evitar que isso aconteça é colocar, em primeiro lugar, a refeição num prato e depois transferir para a caixa. Lembre-se de que metade do prato deverá ser composto por hortícolas e a outra metade por hidratos de carbono e proteínas.
DICA 3
Ordem Correta de Disposição
A ordem de colocação dos alimentos é igualmente importante para manter as características organoléticas. Coloca no fundo os alimentos de textura mais aguada ou com molhos, no meio os alimentos mais densos e, por fim, os hortícolas folhosos. Caso queiras adicionar sementes, nozes ou amêndoas, estas deverão ficar no topo.
DICA 4
Deverás respeitar a durabilidade das refeições confecionadas (3 a 4 dias). Planeia a marmita com antecedência para uma escolha mais consciente e organiza a tua semana, evitando o desperdício.
0 comments:
Postar um comentário
Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!