A anemia por falta de ferro é a mais comum e pode resultar de perdas por hemorragia, como acontece nas gastrites associadas ao uso de anti-inflamatórios ou nas úlceras do estômago, por exemplo.
A anemia pode resultar também de um aumento das necessidades de ferro, como acontece na gravidez e nas fases de crescimento rápido.
- Vísceras
- Carnes vermelhas
- Ovo (sobretudo a gema)
Alimentos ricos em ferro de origem vegetal- As leguminosas (feijão, lentilhas, ervilhas, grão) - a ingestão de 100g por dia fornece uma média de 2 miligramas de ferro
- Legumes de folha verde (agrião, rúcula, espinafre, couve e brócolos)
- Tofu
- Soja
- Frutos oleaginosos (avelã, pistacio, amêndoas)
- Cereais integrais (muitas vezes são enriquecidos em Ferro e outros minerais)
- Deve incluir sempre nas suas refeições principais alimentos ricos em ferro, para que a absorção intestinal deste mineral seja aumentada.
Deves potenciar a absorção de ferro com alimentos ricos em Vitamina C, como a laranja, kiwi, pimento, entre outros (consulta a tabela abaixo). Podes comer, por exemplo, um prato que inclua feijão e no final uma laranja como sobremesa.
Deves evitar ingerir leite e derivados nas refeições principais, uma vez que diminui a absorção de ferro.
Recomendações em caso de anemia
É preciso ter em atenção que existem alguns fatores nutricionais que aumentam ou diminuem absorção do ferro. Por exemplo:
- Evita o consumo de chá verde/preto ou café após as refeições principais (1-2h) porque diminuem a sua absorção.
- Evita o consumo de farelo de trigo cru, ou ricos em cálcio juntamente com alimentos que contêm ferro.
A suplementação deve ser administrado com estômago vazio, 1 hora antes das refeições, com uma fonte de vitamina C (ácido ascórbico) com laranja ou kiwi para maximizar a absorção. Outros medicamentos ou antiácidos não deve ser tomados ao mesmo tempo.
Como potenciar a absorção de ferro
A sua absorção é aumentada quando os alimentos ricos em ferro são acompanhados de fontes de vitamina C. A maioria dos legumes e muitas frutas são excelentes fontes de vitamina C.
As principais fontes são os brócolos, couve-galega, couve-de-bruxelas, couve-flor e couves de uma forma geral, pimento, tomate, ervilhas, citrinos (laranja, limão, tangerina, toranja), goiaba, kiwi, uvas, maçã, morango, papaia, manga, melão, etc. Opta, por exemplo, pela ingestão de sumo de citrinos às refeições principais.
O uso de panelas e recipientes de ferro também contribui para aumentar a ingestão de ferro.
Estou a adorar esta serie de posts que tens lançado sobre maternidade. Faltam posts assim na net! Beijinho
ResponderExcluirTambém estou grávida e tenho acompanhado os teus posts. Continua o bom trabalho. Beijo
ResponderExcluirAcabei de conhecer o teu blog por estar ggrávida e há procura de informações. Vou seguir religiosamente. Um beijo, Ines
ResponderExcluirJ'utilise google traducteur pour comprendre ce que vous écrivez en portugais mais j'adore votre blog et cela ne me fatigue pas.
ResponderExcluirOlá Delta, a mim foi diagnosticado tensão alta e princípios de anemia também. Fiquei muito triste porque o médico disse que por causa da tensão alta terei de marcar cesariana :'( beijinho
ResponderExcluir