▢1 chávena de tâmaras Medjool, sem caroço e picadas
▢½ chávena de amêndoas cruas
▢½ chávena de aveia em flocos
▢½ colher de sopa de óleo de coco, em estado sólido + mais para untar a forma
▢½ colher de chá de extrato de baunilha
▢½ chávena de chocolate amargo
Creme de Cajú “Molho”
▢1 chávena de castanhas de caju cruas, embebidas em água pelo menos 2 a 4 horas, escorridas e lavadas
▢½ chávena de água
▢2 colheres de chá de sumo de limão espremido na hora
▢2 colheres de sopa de xarope de agave
▢sal fino dos himalaias q.b.
Calda de chocolate
▢1 colher de sopa de óleo de coco, em forma líquida
▢1 colher de chá de xarope de agave
▢½ colher de chá de extrato de baunilha
Cobertura
▢½ chávena de morangos fatiados
Preparação
Para a crosta:
Unta levemente com óleo de coco, 3cm desde a parte inferior até os lados, de uma forma de fundo amovível de 22 centímetros e reserva.
Adiciona os pedaços de chocolate ao processador e pulsa até que os chips sejam incorporados na massa, mas não picados.
Transfere a massa para a forma preparada e pressiona suavemente a crosta, começando no centro e trabalhando em direção às bordas. Está atenta para manter a crosta mesmo na parte inferior, em seguida, trabalha a massa em 2cm de altura até o lado da panela para formar a "crosta". Reserva.
Para o molho de creme de caju:
No processador de alimentos, coloca os cajus, a água, o sumo de limão, o agave e o sal. Mistura até ficar homogéneo, de 3 a 5 minutos (dependendo da máquina).
Despeja o molho no centro da crosta na forma, e espalha delicadamente para as bordas, deixando uma borda de 2 centímetros. Cobre com película aderente (plastic wrap) e leva ao congelador pelo menos 4 horas, ou deixa durante a noite.
Numa tigela pequena, mistura o óleo de coco derretido, o agave, o cacau em pó e a baunilha. Se tiveres uma pequena garrafa, podes transferir a calda para a garrafa, caso contrário, podes regar a calda com uma colher mais tarde. Reserva em um lugar quente - não refrigeres esta mistura ou ela solidificará!
Finalizar a pizza:
Retira a forma de mola do congelador 10 minutos antes de começares a decorar a pizza; permitindo que a crosta descongele levemente, ajudando a separar da forma. Retira a pizza da panela e transfere-a para uma travessa. Coloca os morangos sobre a crosta, começando na posição de 12 horas na borda externa do creme de caju e trabalha em um círculo em direção ao centro, sobrepondo suavemente cada camada até chegar ao meio. Se tiveres fatias de morango, coloca-as gentilmente onde quer que vejas uma lacuna.
Rega os morangos com a calda de chocolate, corta a pizza em fatias e serve imediatamente. Também podes armazenar a pizza no frigorífico até 2 horas antes de servir.
Notas
O tempo de preparação inclui 4 horas para congelar a crosta e encharcar os cajus.
Se não tiveres uma forma de mola, podes fazer a massa numa assadeira forrada com papel manteiga. No entanto, não conseguirás construir as bordas tão facilmente como com a forma de mola.
So Yummm
ResponderExcluirOlá Deltinha, esta tarte é muito boa agora para a Páscoa, vou fazê-la para levar para o almoço com a família. Quero mesmo que deixem de consumir doces com açúcar. Obrigada pela receita. Beijocas
ResponderExcluirque bom aspecto
ResponderExcluir