A SUA COMPOSIÇÃO
Além do leite, pode conter outros derivados lácteos, bem como açúcares ou edulcorantes, frutos, sementes, etc. De acordo com a sua composição, tipo e matéria gorda, os iogurtes podem ser sólidos, batidos ou líquidos e classificar-se como naturais, açucarados, aromatizados, com pedaços de fruta, gordos, meiogordos, magros, etc.
QUE BENEFÍCIOS TRAZ?
Para além de saborosos e nutritivos, os iogurtes são incontornáveis numa alimentação saudável e equilibrada. Fornecem proteínas e minerais como o cálcio. O valor calórico, de lípidos e de hidratos de carbono (maioritariamente açúcares), varia de acordo com os ingredientes: leite gordo ou magro com ou sem açúcar, etc.
Sabias disto?
A FORTALECER O SISTEMA IMUNITÁRIO, que pode beneficiar das bactérias presentes no iogurte, pois estas ajudam a combater as bactérias patogénicas presentes no intestino.
A PREVENIR DOENÇAS COMO A OSTEOPOROSE, por ser uma boa fonte de cálcio, mineral importante para a saúde óssea.
Devido à constante evolução e a uma procura cada vez maior, vão surgindo variantes do iogurte tradicional:
Por questões de saúde (intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite), por ser vegetariano, vegan ou simplesmente para se variar, foram surgindo alternativas vegetais aos iogurtes lácteos. Estas alternativas são igualmente fermentadas com as mesmas bactérias e algumas são equiparáveis em termos nutricionais, nomeadamente em proteína. Apresentam uma consistência semelhante ao iogurte tradicional, mas são obtidos a partir de bebidas de origem vegetal: soja, aveia, arroz, amêndoa, castanhas-de- -caju, cânhamo, coco, entre outros. Conservam-se no frio. Fornecem proteína de origem vegetal e são naturalmente isentos de lactose. Confere estas sugestões biológicas e vegan:
0 comments:
Postar um comentário
Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!