Apesar da diferença de preço ser muito significativa, a verdade é que este P10 Lite se apresenta como um equipamento com excelentes características e uma excelente opção para quem não quer gasta demasiado dinheiro num smartphone e ainda assim usufruir de funcionalidades e especificações de topo no seu equipamento móvel.
Surpreendentemente existem até aspectos em que a versão Lite da gama P10 pode ser mais vantajosa do que o P10 Standard, por exemplo o ecrã de ambos os equipamentos apresenta resolução Full HD no entanto o ecrã do P10 Lite tem 5.2 polegadas VS as 5.1 polegadas do P10.
Em termos de dimensões e peso, os dois modelos são muito aproximados e partilham a excelente construção e o atual sistema operativo Android Nougat 7.0 juntamente com a interface EMUI. Como esperado, o poder do SoC foi reduzido: em vez de um (tremendo!) HiSilicon Kirin 960, temos um mais modesto mais Kirin 658 no Huawei P10 Lite, que no entanto, ainda garante um alto desempenho do sistema.
O Huawei P10 Lite pode ser comparado com smartphones equipados de forma semelhante, o Honor 6X, o Huawei Nova Plus, o Lenovo Moto G4 Plus e o Samsung Galaxy A3 (2017) que se apresentam na mesma gama de preços.
Design
A Huawei disponibiliza o P10 Lite de 5,2 polegadas nas cores Graphite Black, Sapphire Blue,Pearl White e na cor Platinum Gold que é a que estamos a testar. Visualmente assemelha-se de forma moderada ao Huawei P10 high-end, mesmo sendo ligeiramente maior com 5.2 polegadas.
Em termos de qualidade de construção, temos um chassis de alumínio, bordas e cantos arredondados e uma fina espessura de 7,2 milímetros, detalhes que dão ao Huawei P10 Lite uma aparência e toque dignos de um equipamento high-end. O sensor de impressão digital do Huawei P10 Lite é colocado na parte traseira e pode assim ser alcançado sem qualquer problema, mesmo em utilização com uma mão. No Huawei P10 o fabricante segue um conceito diferente, já que aqui o sensor está na frente.
Conectividade
O SoC octa-core Kirin 658 da Huawei combinado com 4 GB de RAM ajudam o P10 Lite a alcançar um alto desempenho de sistema. As aplicações são carregados rapidamente e não há lag, mesmo quando muitos aplicações estão a ser executadas simultaneamente. Graças ao armazenamento de memória de 32 GB, dos quais 20 GB estão livres para o utilizador, é possível armazenar inúmeros ficheiros e aplicações. O armazenamento interno pode ser ainda ampliado até 256 GB através de um cartão microSD.
Um dos aspectos em que o Huawei P10 Lite fica a perder relativamente a concorrentes de outras marcas e até ao média gama Huawei Nova é na porta de entrada Micro-USB 2.0. O Huawei Nova Plus e por exemplo o Samsung Galaxy A3 (2017) concorrem na mesma gama e já têm uma porta USB Type-C
Software
O Huawei P10 Lite corre Android 7.0 Nougat com a interface EMUI 5.1, que inclui recursos práticos e outros que nem por isso, como um scanner de vírus Avast integrado.
Felizmente, a Huawei tem reforçado a sua política de não adicionar quantidades excessivas de software. Ainda assim existem aplicações pré-instaladas, que não fazem qualquer sentido vir de origem num equipamento, temos por exemplo o “Asphalt Nitro”, “Spider Man: Ultimate Power”, Instagram, Twitter e TripAdvisor. Duvido que todos os utilizadores usem este conjunto exacto de aplicações e mesmo que usem podem sempre instala-las, não era preciso vir de origem, a boa notícia é que todos eles podem ser desinstalados pelo utilizador. O restante Firmware ocupa cerca de 12 GB no smartphone.
CâmeraA Huawei dotou a câmera de um menu quase igual ao do Huawei P10. Aqui é evidente a influência do fabricante da câmera do P10, encontramos vários modos para diferentes condições como HDR, panorama, pintura de luz, e lapso de tempo, outras configurações extensas também estão disponíveis, que entre outras incluem reconhecimento de sorriso e focagem por objectos.
Aqueles que gostam de mexer nosparâmetros de imagem podem mudar para o modo Foto Profissional, onde todas as configurações importantes, como velocidade do obturador, sensibilidade ISO e equilíbrio de branco podem ser ajustadas.
Ao contrário do Huawei P10, não há câmera Leica, temos sim apenas um sensor de câmera no P10 Lite. No entanto, ele ainda apresenta 12 Megapixels e joga de igual para igual com outros smartphones mais caros. Nas fotos que tirámos para teste os detalhes e o intervalo dinâmico foram adequados. As cores são reproduzidas de forma realista, e mesmo em áreas mais escuras da cena encontramos praticamente nenhum ruído. A câmera frontal de 8 megapixels também consegue capturar imagens de alta qualidade. Tal como acontece com a câmera traseira, pode gravar vídeos em Full HD com uma taxa máxima de 30 imagens por segundo.
Tal como acontece com o ecrã do Huawei P10, o ecrã IPS do P10 Lite tem uma resolução de 1920×1080 pixels, mas devido ao seu tamanho ligeiramente maior (5,2 em vez de 5,1 polegadas) atinge uma densidade de pixels ligeiramente menor (424 em vez de 432 PPI ). No entanto, isso não cria problemas, pois os conteúdos também são nítidos no P10 Lite, sem que nenhum pixel individual seja detectável.
Características Extra
O sensor de impressão digital funciona de forma confiável e desbloqueia sempre o dispositivo na primeira tentativa. Ao contrário do seu irmão, o Huawei P10, o sensor está localizado na parte de trás do dispositivo, como era o caso com o Huawei P9.
Com 509,4 cd / m² em média, o P10 Lite oferece um brilho de ecrã impressionante. Um sensor de luz integrado garante que não ficamos cegos em ambientes mais escuros. Embora o ecrã do Huawei P10 seja quase 10% mais brilhante, não ilumina o ecrã de forma tão uniforme como o P10 Lite.
O P10 Lite também se porta um pouco melhor com os valores de pretos (0,36 cd / m²) e nisto alcança um forte contraste de 1408: 1. Embora os valores piorem ligeiramente (brilho máximo 484 cd / m², valor de preto 0,37 cd / m²), quando as medições são repetidas com uma distribuição mais uniforme e, portanto, mais realista de áreas de imagem clara e escura (APL50), elas ainda permanecem acima da média.
Não há nada de que reclamar sobre o desempenho do ecrã Full HD. Com a seleção de perfil de temperatura de cor “Padrão”, a apresentação é bastante fria com 8143 Kelvin, o que pode ser notado por uma ligeira tonalidade azul. Aqueles que preferem uma apresentação mais equilibrada precisam selecionar o perfil de cor número três: com o perfil “Quente”, o P10 Lite está praticamente no nível ideal (6587 Kelvin, 6500 Kelvin seria perfeito) em termos de temperatura de cor.
Ok, aqui vamos ter que o deixar de comparar com o P10 porque simplesmente não são comparáveis. Ao contrário do Huawei P10 que tem o poderoso Kirin 960 HiSilicon SoC, o P10 Lite usa o Kirin 658 que é consideravelmente mais fraco. Este SoC só foi introduzido em março de 2017 e atinge um desempenho que está aproximadamente a par com um Qualcomm Snapdragon 625, que é usado por exemplo no Huawei Nova Plus.
Nos benchmarks entra em despique com o Samsung Galaxy A3 (2017) e o Honor 6X. O Lenovo Moto G4 Plus vem em último.
Nos testes, o Huawei P10 Lite acaba por ser um equipamento rápido na navegação Web: os sites são carregados rapidamente e os atrasos são uma rara excepção. Isto também é confirmado pelos benchmarks do navegador, nos quais o smartphone oferece um desempenho semelhante ao do Huawei Nova Plus e do Honor 6X.
Som
Mesmo que o alto-falante mono do Huawei P10 Lite não seja o idela para audiófilos, ele faz o seu trabalho surpreendentemente bem. A 85 dB (A) a membrana de som pode tornar-se bastante alta e não distorcer mesmo no nível máximo. Em volume de nível médio, o som soa muito melhor. Em seguida, os médios e altos apresentados são muito equilibrados e de forma global produz uma imagem de som que é notavelmente boa. A percepção do som é muito melhor quando se utiliza os fones de ouvido incluídos.
Consumo de energia
O Huawei P10 Lite obtém o seu poder a partir de uma bateria de lítio-polímero de 3000 mAh que não pode ser removida. O consumo de energia está na média, e pela nossa experiência permitiu cerca de 10h horas a navegar online, resumindo não se destaca especialmente pela sua autonomia, mas serve para um dia inteiro de uso moderado sem qualquer dificuldade. Por fim o tempo de carga do P10 Lite é de apenas 2 horas para carregar a bateria de 0 a 100%o que é bastante bom para esta gama.
Veredicto
O ecrã de qualidade e brilhante e os recursos como a WLAN, LTE Cat.6, a bateria é razoável e deve durar ao utilizador um dia completo sem nenhuns problemas.
O desempenho é fiável sem surpreender, e este é um smartphone de que certamente vão gostar e dificilmente vão encontrar alternativas superiores no global a este preço.
Ele é ralmente altamente
ResponderExcluirSó discordo da parte da autonomia já que numa utilização normal em 20e tal dias que o tenho so uma vez fiquei com bateria abaixo dos 15% e no p8 lite, era todos os dias a ter que o carregar no quarto.
ResponderExcluirOlá André,
ExcluirSim, mas depende sempre da utilização que lhe deres :)
Obrigada pelo comentário!
faltou salientar nos pontos “Contra” que a parte traseira apesar de muito bonita é demasiada, mesmo demasiada escorregadia em superfícies planas, do pouco que testei, caiu-me 2x uma na esplanada e outra a em casa, onde customo pôr habitualmente os outros telemóveis, segundos depois de pousar parece que ganha vida…
ResponderExcluirOlá!
ExcluirNão achei muito escorregadia, mas é realmente algo muito pessoal, visto que nunca fui muito mãos de manteiga :)
Delta falta mencionar uma grande alteração deste novo modelo Lite em relação aos anteriores. é que o P10 Lite é o primeiro que já é dual band em termos Wi-Fi ou seja já suporta 5.GHz coisa que os antecessores não tinham.
ResponderExcluirObrigada Luis Oliveira! :)
ExcluirAmazing review darling
ResponderExcluirThank you darling :)
ExcluirÉ isto que critico na Huawei, primeiro o P8 Lite, depois saiu o P9 Lite, mas o P8 continua em catalogo, depois lançam o P8 Lite 2017 e depois lançam o P10 Lite… Que confusão!
ResponderExcluirQuais as diferenças e qual o que escolhias? obrigado
Olá Manuel Fonseca,
ExcluirEscolhia o P10 lite a nível de caracteristicas gerais, mas em termos de custo/beneficio o P9 lite! Depende muito do que pretendes e da utilização que irás lhe dar diariamente.
Beijinhos :)
Eu comprei o Huawei P 10 lite, e ao carregar a parte de trás aquece demasiado.. é normal?? Assim como ligo o GPS e passado 20 min +/- ele fica super aquecido.. é normal? acontece contigo?
ResponderExcluirOlá Ana,
ExcluirNão acontece comigo, pode ser algum defeito de fabrico em particular. Vai a uma loja Huawei (se possivel) e eles verificam na hora.
Espero ter ajudado.
Beijinhos
Olá!
ResponderExcluirDeram-me a escolher entre um Huawei P10 Lite e um Honor 9.
Gostava de saber a vossa opinião e conselho.
E, já agora, um comparativo em termos de câmara.
Muito obrigada
Olá Carla,
ExcluirO Honor 9 possui um ecrã minimamente mais pequenino, é certo que em termos de som e aquecimento da bateria é fraco...contudo para fotografias (atenção, não video) é realmente muito superior ao Huawei P9 lite.
Beijinhos
more content from this
ResponderExcluirOh un contenu plus révisé est toujours le bienvenu. Merci
ResponderExcluirJeg elsket denne anmeldelsen, det er veldig komplett!
ResponderExcluirEh pa tens muito jeito para isto parabens
ResponderExcluirwooow machine power
ResponderExcluirÉ giro e tal mas dar 300 e tal paus por um telemovel é muito para mim
ResponderExcluirQualquer chinês da leeco, xiaomi ou vernee é uma ou outra marca, por 200 euros faz o dobro deste p10 lite. O dobro por metade do preço.
ResponderExcluirPor 140 euros tens também um Zuk z2, é 3 vezes mais rápido que esse SOC que o p10 lite tem, embora a camera seja pior. Em tudo o resto da baile , tens um snapdragon 820 que dá 3 voltas ao pescoço ao SOc neste p10 lite.
Por mim pelos 250 euros , ou seja, ligeiramente mais barato que este tens um le max 2 que tem tudo melhor que este lite 10, melhor camera, processador muito mais besta, 6 GB RAM, uma tela quad HD.
São tudo telemóveis que não são vendidos cá em Portugal, encontras em qualquer online chinesa, mas valem muito mais que qualquer telemóvel vendido cá em Portugal que Andrm nas gamas de preços onde este p10 lite anda.
Direi mesmo que em performance há telemóveis na China de 200 euros a “comerem” telemóveis de 600 euros em Portugal.
Quem disser o contrário não sabe do que fala ou então são uns gajos demasiadamente influenciados pelos marketeer, por modas ou então são paranóicos com as assistências e garantias de 2 anos.
Comprar telemóveis ou qualquer espécie de tecnologia em Portugal? Nunca ! Nunca !
Compartilha connosco esses sites que referes Bruno :)
ExcluirHuawei é a minha marca preferida
ResponderExcluirI really appreciated your review, although I had to translate it.
ResponderExcluirThank you
John