O consumo de fibras ajuda a prevenir doenças graves como o cancro do cólon e ajuda a evitar o surgimento de hemorróidas.
Além disso, para quem deseja emagrecer, as fibras são essenciais, pois elas promovem saciedade, evitando os excessos na hora das refeições.
Que alimentos possuem fibras? Bem, são inúmeros, mas destaco que devem ser consumidos sobretudo alimentos que naturalmente na sua origem possuem fibra!
Feijão-preto - cerca de 15g em 2 chávenas
É também muito rico em pelo menos 8 flavonoides diferentes, antioxidantes, proteínas, magnésio, ácido fólico e molibdénio, o agente mais interessante, visto que serve para desintoxicar o organismo de sulfitos encontrados em alimentos como saladas e vinhos.
Também rica em vitamina A, além das vitaminas C e E e potássio que é importante para evitar cãibras e fraqueza muscular.
Também possui boas quantidades de antioxidantes, que são importantes para combater o envelhecimento precoce.
Muito rico também em gorduras monoinsaturadas. Estas gorduras favorecem o aumento do colesterol bom e diminui o risco de doenças cardíacas.
Aumenta a sensação de saciedade. Além disso, ao contrário do branco, diminui o risco de diabetes.
Amêndoa – cerca de 3g por chávena
Por não ser fabricado com farinha refinada é mais calórico, no entanto, por ser rico em fibras, abranda a absorção de açúcar pelo organismo, evitando o aumento do índice glicémico o que acaba por ser um grande aliado na luta contra a diabetes.
Pêra - cerca de 5,5g por unidade
Bastante nutritiva quando consumida com a casca, é ainda mais rica em fibras.
Aveia - cerca de 9g em 100g do produto
É um cereal muito nutritivo, por possuir cálcio, ferro, proteínas, vitaminas,carboidratos e fibras. Contém um tipo especial de fibra a que chamamos betaglucana que é excelente para melhorar o funcionamento do sistema imunológico. Também possui fibra solúvel que é uma aliada a reduzir o colesterol mau e a fibra insolúvel que melhora o funcionamento do intestino.
Estudos recentes comprovaram que para além de ser um alimento bastante rico em fibras, ajuda a prevenir o cancro.
Milho – cerca de 4 gramas por chávena
As ervilhas são alimentos riquíssimos em fibras, portanto, não deixe de inclui-las na sua alimentação.